"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois)


Indique Devoramos Livros no Twitter

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Resenha #2: O Preço de Uma Lição - Às Vezes Amar Muito Não Basta

Sinopse - O Preço de Uma Lição - Às Vezes Amar Muito Não Basta

Os meninos são, sim, capazes de amar. "Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram." Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


Gente, a primeira vez que vi a sinopse com essa frase: "Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.", fiquei doida pra ler o livro, foi então que eu resolvi comprar. Simplesmente devorei o livro em 2 dias.
Escrito por: Federico Devito e Gutti Mendonça.
A história é narrada pelo personagem principal: o "pegador" e ao mesmo tempo "babaca". A amizade do quarteto 21 começou quando eram crianças e durou por muito tempo. Eles cresceram juntos e sempre amigos. O personagem principal (que não tem nome) vai conhecendo o mundo do amor aos poucos. Mas na verdade ele era um babaca que sacaneava com as garotas. Até que um dia ele conhece Juliana e se apaixona. Ele tem 20 anos e Juliana 15 e além dessa diferença de idade, eles moram em cidades diferentes. Todos acham que o romance vai dar errado. Depois que deu certo, nós (leitores) nos envolvemos tanto na história que torcemos para dar tudo certo com eles, e é o que acontece, o namoro deles deu certo - até certo momento. O garoto nunca traiu Juliana, apesar de várias oportunidades, mas passa a querer fazer ciúmes  na garora e começa a brigar por coisas fúteis. Quando ele e Juliana terminam, ele percebe que o preço que pagou por esse aprendizado foi muito caro.
"Quanto mais valiosa a lição, mais alto o preço. Qual o preço de uma lição? Às vezes, se paga o preço mais alto, como eu, que paguei o que tinha de mais valiosa. (pág. 366)".
Esse livro mostra que todos são capazes de amar, até as pessoas mais frias. "O que acontece é que, na verdade, cada vez você vai ficando mais forte, mas tudo tem o seu preço, quanto mais forte fica, mais frio você é, mais frieza transmite pra quem está à sua volta. As pessoas, na verdade, não estão procurando por frio, sabia? Elas querem é um aconchego quente e confortável, e nçao um cubo de gelo duro. (pág. 239)"
Após terminar o namoro, o personagem quer mostrar a todos (inclusive sua ex "namorada") que seu amor por Juliana é maior do que qualquer coisa no mundo e que ele seria capaz de enfrentar tudo para reconquistá-la e então resolve preparar uma surpresa. Alguns personagens, simplesmente preferem não acreditar nesse amor. Várias vezes durante o livro o personagem acaba se contradizendo. "Você pode perfeitamente ser altruísta e ter amor-próprio. Acontece que às vezes ser altruísta é abrir mão do amor´próprio e outras vezes para ter amor-próprio temos que ceder um pouco de nós, sendo altruístas. Nem sempre que se cede, se perde. (pág. 305). Quando ele precisa de ajuda, os amigos do quarteto 21, (que ele também conseguiu afastar), estão ao lado dele.
É uma história muito legal. Com esse livro aprendi que tem como manter quem a gente ama sempre por perto, basta se esforçar. Mas algumas respostas ficam em abertas. A história pede e precisa de uma continuação. Estou na torcida para ser lançado "O Preço de Uma Lição II".

"Conquistas nos acrescentam, mas é com as derrotas que a gente aprende mais."

12 comentários:

  1. Ganhei este livro numa promoção, mas ainda não li. Porém quando vi sua resenha fiquei curioso pra ler o livro...haha.
    Vou conferir esta história!
    Bjo
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. eu já ouvi muito falarem sobre esse livro, parece muito bom, mas eu não gosto muito de ler, livro. Só postagens ou tweets :( eu nunca vou pra frente assim, i know :[
    tô seguindo
    beijus
    http://laialisafa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu recebi esse livro da Editora Novo Conceito, já li e também gostei! Parabéns pelo blog =)

    Bjss
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaís, já tinha visto este livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele!
    Estava curiosa, curiosidade essa que aumentou depois de ler as citações que você escolheu e os seus comentários! Espero ler em breve!! :D
    Parabéns pelo blog!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  5. Confesso que estou com um pouco de preconceito de ler esse livro por ter sido escrito por um ex colírio da capricho, mas, depois de ler sua resenha, resolvi dar uma chance pra esse livro. Sua resenha ficou muito boa de verdade, vc escreve muito muito bem ^^'

    Até mais!

    entrelivrosepersonagens.blogspot.com
    @PollyanaCampos

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li o livro, mas um dos colunistas leu e gostou...
    Eu fiquei com o pé atrás, vamos ver...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro, achei que ia gostar mais na verdade, mas gostei bastante.
    Devorei em um dia e meio diahdsdhiuas

    posso dar um dica?
    Troca o fundo do blg, pois é muito escuro e diificulta a leitura.
    Mas o resto ta lindo =)
    beijos

    ps: nao consegui comentar com o meu openid =(
    http://kmilabk.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais, primeira visita a seu blog ^^
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, gostei da sua!!
    Mais não compraria este livro para ler....

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não é preconceito longe de mim, mas não sei se vou gostar do livro não sabia? Eu espero que sm, pois a história parece bem boa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha que to lendo do Livro.. Parabens, tá ótima!! =D
    E fiquei super curiosa pra ler o livro!! *-*


    Mega Beijos,
    Gabii !!
    meumundo-aqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gabi tu me ajudou mto, vlw mesmo kkkk.... Ah, e vc foi a primeira pessoa (além de mim) que gostou e recomendou o livro, vi tantas resenhas falando mal kkk

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo conteúdo adorei o blog...
    Baseando no que eu me lembro desta historia que ficou mal contada, eu aprendi que gente babaca termina igual esse colirio autor que virou gay, sem preconceito claro !
    Mas agente é feito de conhecimento então a História por mais que seja fictícia deixa transparecer o que o autor deseja e eu fiquei frustrada pelos 2 :'( #desabafando aqui Haha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...