"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois)


Indique Devoramos Livros no Twitter

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Resenha #3: Noites de Tormenta


Sinopse: Noites de Tormenta - Nicholas Sparks


Aos 45 anos, Adrienne Willis repensava toda sua vida quando o marido a abandonada por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso, ela segue para a pequena cidade de Rodanthe na Carolina do Norte, para cuidar de pousada de uma amiga . Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso até a chegada de um novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e sua relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas.





Gente, mais um livro no Nicholas Sparks né?! Acho que de todos dele que eu li, foi o que comecei a chorar mais rápido. Esse livro mostra que mesmo depois de uma certa idade as pessoas são capazes de amar. E quando esse amor é verdadeiro nem o tempo é capaz de apagar o que aconteceu entre as pessoas que se amavam. É um livro, digamos que, mais "adulto".

Adriene, 60 anos, dedicou sua vida aos filhos, netos e ao pai. Havia sido traída pelo marido, foi trocada por uma mulher mais jovem Paul, um médico cirurgião, conceituado e com problemas sérios de relacionamento com o filho, que também é médico.
Um dia Adriene resolveu contar sua história para a filha Amanda que está viúva há poucos meses. Essa história que Adriene conta, implica em voltar no passado, principalmente há 14 anos atrás, que foi quando conheceu Paul.

Adriene havia ido tomar conta da pousada de uma amiga no final de semana, foi então que conheceu Dr. Paul. A pousada estaria aberta apenas para ele, que já havia feito reserva há tempos. Paul e Adriene se aproximaram, afinal estavam sozinhos na pousada e ela precisava da ajuda dele para certas coisas. Com toda essa aproximação, perceberam que não era só contato de amiga e hóspede. Eles haviam se apaixonado. Foram dias incríveis e inesquecíveis. Mas a passagem de Paul por ali era temporária, ele teria que ir para o Equador, lugar para o qual filho Mark se mudara depois de uma briga com o pai. Paul havia percebido que presiva ir atrás do filho.
Será que é possível uma pessoa mudar completamente suas atitudes em apenas alguns dias de convívio com a outra?
Paul vai para o Equador pra tentar uma reconciliação. Ele passaria um ano morando com o filho. E nesse período escreveu várias cartas para Adriene, com declarações de amor lindíssimas que me fizeram chorar muito. "Quando durmo, sonho com você, e quando acordo, sonho em tê-la nos meus braços. O tempo em que ficamos separados ao menos serviu para que eu tivesse certeza de que quero passar minhas noites ao seu lado e meus dias com seu coração." (pág. 154)
Ela estava esperando Paul para o natal do ano seguinte, mas ele não chegou. O que havia acontecido? Que rumo tomou essa história de amor?
Depois que Amanda ouviu toda a história (e se emocionou, assim como os leitores) ela resolveu mudar o trajeto de sua vida e dar mais atenção aos filhos. Percebeu que sua vida não poderia permanecer parada por causa da morte do marido.
É um livro extremamente triste. Mas nos ensina, principalmente a perdoar. É uma história nobre. Poucos autores conseguem mexer tanto com os sentimentos do leitor quanto Nicholas Sparks. Como disse no resenha de A Última Música, os livros do autor deveriam receber o nome de "A série do choro".
O livro é pequeno, tem apenas 173 páginas, mas o ensinamento é valioso. Li em apenas duas noites.

"De alguma maneira, você transformou meu pai, e por sua causa, eu não trocaria esse último ano por nada. Eu não sei como você conseguiu, mas você transformou meu pai em um homem de quem já sinto saudade. Você o salvou, e acho que ao fazer isso, de certa forma você me salvou também." (pág. 159)

7 comentários:

  1. Eu já li e amei!
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Retribuindo a visita e seguindos eu blog. Muito legal =D.

    Ainda não li esse livro do NS, estou montando minha coleção dele agora e só tenho 4 dele... mas sei que com certeza deve ser um bom livro e que dá para chorar litros com ele (apesar de não chorar lendo... heheh) ...

    HUGS =D!!!

    Joe Silva - Blog EP
    http://escrevendoaospouquinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros do Nicholas que ainda não li, infelizmente,mas, falam muito bem dele (já vi várias pessoas dizendo que é a melhor obra dele) ^^' Sua resenha me deu ainda mais vontade de ler, primeiro porque amo as obras dele, segundo, amo livros que me fazem sentir algo (rir, chorar, sentir raiva, enfim!)! A resenha ficou muitoo boa, parabéns ^^'

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu chorei horrores lendo este livro. Na verdade não me recordo de nenhum livro do Nicholas que não tenha me feito chorar. Parabéns, ótima resenha. Uma pequena observação: concordo em gênero, número e grau quando diz que os livros do Nicholas formam a série do choro. Eu ainda acrescento, deviam vir com uma caixinha de lenços junto, porque né! kkkkk'

    ResponderExcluir
  5. Sou meio suspeita para falar de Nicholas Sparks, porque apesar de nunca ter lido este livro eu amo o autor e a forma como ele escreve.
    Já estou até vendo que vou chorar horrores neste livro não é?
    Sempre choro muito mesmo! kkk'
    Me parece ser linda a história, e pretendo ler logo. Estou com o filme aqui em cassa mas, não vou assistir. kk'
    Parabéns pelo blog e pela resenha!
    Um beijo ;*

    Juliana. Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o autor... Quero muito ler o livro. Parabéns pela resenha!

    Yara Werneck

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...